sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Às vezes cansa entender

(Ilustração de Karen Matias)

Muitas vezes a vida nos impõe situações que são difíceis de engolir, ainda mais quando temos a nítida sensação de que nada vai mudar e vamos ter que sentir o gosto amargo da mesma situação por toda vida sem poder cuspi-la. Entender o outro, os seus motivos e as suas convicções pode ser muito doloroso e quando esse entendimento nos é imposto, pior. Vem um sentimento de impotência que faz o coração doer e os olhos lavarem o rosto. Mas algumas coisas na vida são simplesmente imutáveis, incorrigíveis e por mais que tentemos maquiá-las, qualquer sopro as fazem voltar à tona e começar tudo de novo: superar tudo de novo, viver tudo de novo, esquecer (se é que é possível fazê-lo) e esperar para que esse ciclo interminável comece outra vez. Muitas vezes me canso de entender, eu queria mesmo era ser entendido, pelo menos uma vez, mas a vida não nos dá escolhas e o nosso pior erro é achar que temos alguma. A vida nos oferece caminhos e nós só escolhemos por qual deles seguir e, muitas vezes, seguir pelo caminho menos escancarado que a vida apresenta pode ser muito e é muito sofrido. Todos nós tentamos juntar as migalhas de nós mesmos que muitas pessoas insistem em espalhar pelo caminho, mas algum dia eu sei que todas elas serão recompostas. Tudo na nossa vida tem um propósito que pode não nos parecer tão visível agora, mas eu acredito que é coisa divina poder sempre recomeçar.  E é assim que vamos lidando com a vida, caindo, levantando, colocando curativos nas nossas feridas, caindo de novo, mas caminhando sempre. Um dia aprenderemos aonde devemos pisar para que os tombos sejam menos dramáticos e a restauração quase imediata. O importante é não desistir, mesmo que seja difícil respirar.

2 comentários:

  1. Uma vez me disseram isso, "Desculpa, sei que me entende, você sempre entende". E então eu detestei ter dito tantas vezes que entendia. Belo texto guri, muito verdadeiro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Que bom que está gostando, eu também adoro seus post's, sempre que dá, dou uma passadinha lá. Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e comentário. Que possamos redescobrir sempre, e sempre juntos, muitas coisas boas!